Um lugar muito comum para se utilizar do mármore/granito é na bancada da cozinha, mas muito além de escolher entre essas duas pedras é preciso decidir também o acabamento que vai ficar perfeito para a sua cozinha misturando o prático e estético.

Tipos de acabamento da pedra:

Bruto: Material sem acabamento.

Flameado (jato de fogo): confere aspecto áspero, rugoso e ondulado, indicado para áreas externas por possuir propriedades anti-derrapantes. Só pode ser aplicado em granitos com espessura superior do que 2cm. 

Apicoado (pequenas marteladas): confere aspereza variável, aspecto poroso e uniforme, indicado para áreas externas por possuir propriedades anti-derrapantes. Só pode ser aplicado em granitos com espessura superior do que 2cm.

Jateado (jatos de areia): confere aspecto opaco, indicado para áreas externas.

Levigado (lixamento bruto): acabamento semi-polido que confere aspecto rústico e sem brilho, indicado para áreas internas e externas. 

Polido(brilho): confere aspecto liso e brilhante, indicado para áreas secas pois após esse acabamento a pedra fica escorregadia.

Resinado: cobre os poros existentes nas pedras dando um melhor polimento e brilho superior. Indicado para áreas secas.

Tipos de acabamento em laterais de bordas:

 Reto: Borda simples, sem acabamento especial.

 Saia: Acabamento lateral de bordas feito com uma faixa de 10 a 15 cm utilizado para esconder a cuba de lavatórios que não terão armário.

 Meia cana: Acabamento lateral de bordas em mármore ou granito geralmente usado nas bordas de lavatórios.

 Meia esquadria: Acabamento lateral de bordas em mármore ou granito cujo seu formato é quadrado. É muito utilizado, pois este acabamento não mostra o fio de cola nas emenda, dando aspecto de uma peça única.

 Bisotado: Utilizados em tampos e bancadas de mármore e granito é um tipo de arremate que cria chanfros evitando que as beiradas se quebrem.


0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *