Hoje nós vamos te contar algumas curiosidades sobre pedras e granitos que você pode contar pra essa pessoa – e quem sabe já aproveita pra puxar o assunto de como essa pedra ficou tão linda na sua casa.

1- Pedra São Tomé é atérmica
Seu nome é uma homenagem ao seu local de origem: a cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais. Esse tipo de pedra decorativa é amplamente utilizada em piscinas por sua característica atérmica, ou seja, não retém calor. Além disso, possui baixa absorção de água — o que a faz ser perfeita para ambientes externos.

2- Granito é formado apenas por três minerais

O granito é uma rocha magmática composta por um conjunto de minerais: quartzo, mica e feldspato. A parte cinza do granito corresponde ao quartzo, enquanto as partes coloridas são o feldspato (disponível em diferentes tonalidades). Por fim, pequenos pontos pretos na rocha são grãos de mica.

3 – O mármore é velho

É difícil datar exatamente o primeiro uso do mármore. Mas, apesar disso, sabemos que essa rocha é usada pela raça humana há bastante tempo. Seus vestígios foram encontrados em túmulos que sobrevivem desde o período Neolítico, que tem o nome muito propício de Idade da Pedra Polida, que durou de 12.000 A.C. até 4.000 A.C.

Existem também outros registos do uso do mármore. Ainda antes do nascimento de Cristo, na Grécia Antiga e no Império Romano, era comum encontrar essa rocha em diversas estruturas, com o objetivo de decoração. Essa época marca o início da maior comercialização desse material.

Na Idade Média, com a evolução das cidades, e por consequência, a construção de instalações maiores, o mármore voltou a ser utilizado. A Itália se beneficiou, exportando grandes quantidades desse produto.

O uso do mármore continua no Século XIX e, é claro, até hoje.

4 – Ter granito em casa é como ter um pedaço de vulcão

Uma das curiosidades sobre pedras decorativas de granito mais interessantes é que ele também pode ser formado pelo resfriamento do magma. Ou seja, sua casa acabou de se tornar muito mais interessante. De qual vulcão terá saído esse granito ai no seu chão?

Categorias: Uncategorized

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *